Hora Certa

Eventos da SIB em Piancó

ATIVIDADES DO 2014


- Todo dia é dia de Missões oferte.
Desafios:
- Levar a Igreja a contribuir com orações, ofertas ou indo.
- Alcançar o nosso alvo pessoal e da Igreja.
- Ministério da Juventude Batista em Piancó.
- Novos trabalhos Ferrão, Campo e Olho D´Água
- Treinamento nas terças-feiras PDCI.
- Vamos participar do PDCI na nossa cidade. Quer fazer parte da equipe então fale com o Pr Tarcísio



Dia de Cultos:

Domingos, quartas e 19h00 SIB Piancó

Mais informações:

Pr Tarcísio (83) 9177-0428; 9971-1293

Anunciando as Boas Novas

Radio Central Gospel

Você é especial

terça-feira, 15 de janeiro de 2013


A Vocação de Deus em Cristo


1 - A Soberana vocação de Deus em Cristo Jesus

            “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
            Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana [do alto;celestial] vocação de Deus em Cristo Jesus
Filipenses 3:13-14


κλησις (klêsis) - chamado, convocação, vocação (2821). Deriva de καλεω (2564) - chamar (em voz audível - Mateus 4:21-22; João 10:3).

            Deus, do alto, faz ouvir Sua voz. Na pessoa de Jesus Cristo, e através da fala do próprio Jesus, o chamado do Pai alcança ouvidos humanos.
            Quando Deus fala, seu poder acompanha Sua voz. Assim, Deus chamou   a criação à existência, e “chama as coisas que não são como se já fossem” (Romanos 4:17b). Nesta passagem, novamente encontramos o mesmo verbo, καλεω (kaleo), que significa chamar, convocar em voz audível.
            No monte da transfiguração, na presença de Moisés (por meio de quem Deus entregou a Lei) e de Elias (um dos profetas), o Pai falou em voz alta: “Este é o meu Filho amado, a Ele ouvi!”. Deus literal e audivelmente ordenou que devemos ouvir o que Jesus fala! (Mateus 17:5).
            É significativo que o Pai faça tal afirmação na presença visível de Moisés e Elias. Algum tempo depois desse episódio, já ressuscitado, andando ao lado de dois discípulos, no caminho de Emaús, Jesus, começando por Moisés e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.
            O Pai, em concordância com o testemunho das Escrituras, faz ouvir Seu comando solene: a ele ouvi! No dia em que deu as tábuas da lei a Moisés, o Senhor entregou uma profecia muito precisa e especial: Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em  meu nome, eu o requererei dele. (Deuteronômio 18:18-19). E essa profecia se cumpriu e continua se cumprindo em Jesus (Atos 3:20-23).
            E Jesus afirmou que falava de acordo com o que o Pai o ensinara (João 8:28).
            Assim, é em Jesus e através dele que o chamado (vocação) celestial de Deus chegou até nós. Ouçamos, portanto, essa vocação celestial nas palavras, na voz e na pessoa do próprio Jesus Cristo.
            A palavra vocação aparece na passagem de Filipenses no singular. Contudo, veremos que, mesmo sendo uma vocação, ela nos é apresentada em três aspectos interligados, essenciais e complementares.
            O apóstolo Paulo ensina que os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento (Romanos 11:29). A palavra traduzida por “sem arrependimento” é ametamelêtos (αμεταμελητος), composta do prefixo “a”, que denota negação, e do verbo metamelomai, que significa mudança de mente, de pensamento ou de opinião. Assim, quando Deus concede Seus dons graciosos ou pronuncia Seu chamado, Ele o faz sem mudança de pensamento. Em outras palavras, a vocação de Deus não mudará. Deus não nos chamará a outra vocação, a nosso bel-prazer.
            Isso tem importância fundamental. Uma vez que nossa vocação em Cristo é imutável, havemos que compreendê-la, e pautarmos nossos pensamentos e condutas de acordo com nosso chamado celestial. Deus não mudará de idéia, então cabe a nós mudarmos!
            Vejamos a vocação do profeta Jonas! Ele tentou escapar do seu chamado, fugindo da presença do Senhor, mas o Altíssimo fez prevalecer a Sua vocação para o profeta teimoso.